top of page

Por quê instalar Energia solar em 2022?

Em janeiro de 2022 o presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o Projeto de Lei n° 5.829/2019, que estabelece o seu próprio quadro jurídico para a produção de energia. A lei trata de uma das principais questões relacionadas à cobrança de tarifas de uso de rede e tarifas do sistema elétrico.



Mas o que mudou para empresas e consumidores?


Este é o último ano para investir em sistemas fotovoltaicos dentro das regras atuais de geração distribuída e cumprir regras que proporcionam um retorno mais rápido do investimento. As mudanças previstas na nova lei entrarão em vigor para os sistemas fotovoltaicos que entrarem em operação em 2023, tornando 2022 um ano ideal para investimentos, garantindo isenção de impostos até 2045 e economia imediata de custos de até 95%. O valor da conta de luz. O retorno do investimento é considerado rápido, variando de 3 a 5 anos, dependendo do consumo e do tamanho do sistema a ser instalado. Considerando o fato de que você pode usar o sistema por mais de 25 anos, o negócio é totalmente viável.


Atualmente, os usuários não precisam pagar tarifas pelos custos de distribuição, enquanto pela nova lei, os consumidores atendidos pelas distribuidoras pagarão parte de suas contas de energia elétrica.


Hoje pode-se dizer: Segundo dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica e IBGE), nove em cada dez cidades do Brasil já possuem energia solar e apenas 350 não aderiram ao sistema. 93,7% do total nacional, um salto significante de 613 em 2016 para 5.220 em 2021.


Como as concessionárias de energia costumam usar fontes hídricas para gerar energia elétrica, o valor da fatura acaba ficando muito mais caro e, dependendo do consumo, pode prejudicar a viabilidade financeira de uma pequena empresa. Por exemplo, em 2021 e no início de 2022, os brasileiros receberam uma bandeira vermelha na conta quando o Brasil considerou aumentar a água devido à escassez de água induzida pela seca. Gerar sua própria energia instalando painéis solares pode exigir um investimento inicial, mas a economia a longo prazo é garantida.


Por quê investir em energia solar residencial e comercial


Esta são algumas razões para residências e empresas investirem em energia solar em 2022. Mas há muitas outras razões importantes, como manutenção mínima, opções sustentáveis ​​e valorização da marca.


A boa notícia para os consumidores é que quem tiver instalado ou instalado sistemas solares até janeiro de 2023 estará isento de cobrança até 2045 – fator que tende a levar a um aumento significativo da demanda por instalações de painéis solares este ano.


A adequação dos projetos de instalação às necessidades do imóvel requer técnicos e engenheiros treinados e experientes na área. A 2A Electrica Solar, por exemplo, cuida de tudo, desde vendas, projetos até instalação. Inclusive, assegurando um trabalho de pós-instalação, através de monitoramento da geração, que é um acompanhamento do funcionamento do sistema.


Conclusão sobre energia solar em 2022


Então, se você ainda tem dúvidas, saiba que 2022 será o ano. Afinal, quem aderir ao sistema fotovoltaico este ano mediante solicitação de conexão na concessionária até 7 de janeiro de 2023, estará isento dos impostos introduzidos pela nova lei até 2045. Última chance para ficar sem pagar taxas pelos próximos 23 anos.


Décadas sem nenhum custo além de um investimento que compensa a médio/curto prazo e economiza até 95% do valor da sua conta de luz imediatamente. A manutenção mínima e uma opção sustentável, 100% limpa e renovável, uma tendência que cada vez mais abrange residências e empresas em diferentes áreas. Isso porque eles querem escapar dos preços voláteis das fontes tradicionais de energia.


A 2A Elétrica Solar foi projetada para ajudar residências e empresas de todos os portes a obter descontos em suas contas mensais de eletricidade e manter a fonte de energia mais econômica e sustentável de maneira simples e segura.


É possível transformar a energia que você usa a um sistema mais econômico e sustentável. Fale com a gente!





Comments


bottom of page