As diferenças entre aquecimento solar e energia fotovoltaica são fáceis de entender, mas ainda geram algumas dúvidas.
Em primeiro lugar, deve-se lembrar que as duas tecnologias são sustentáveis porque utilizam a radiação como fonte de energia, ou seja, as diferenças entre o aquecimento solar e fotovoltaico ocorrem em seu modo de operação.
E esse é o assunto do artigo de hoje.
ENERGIA
Por apenas 10 segundos, pare o que você está fazendo olhe ao redor.
Quantos aparelhos eletrônicos atualmente - em sua casa ou trabalho - precisam de energia elétrica para funcionar?
Veja como este conteúdo que você está lendo agora certamente é acompanhado por um computador ou que depende de energia elétrica.
Dificilmente vemos dispositivos que não precisam ser plugados na tomada para recarregar ou, a água quente que sai da torneira, que fica na piscina aquecida do condomínio ou que sai do chuveiro, todos eles precisam de energia.
A soma de todas essas necessidades chega, todo mês, na conta de energia e na tentativa de diminuir os números, surgiu a ideia de usar energia solar.
E quando você decide instalar um sistema para transformar energia solar em energia utilizável, naturalmente começam a surgir dúvidas, é uma confusão muito comum é pensar que aquecimento solar é a mesma coisa que energia solar
Então faça a diferença antes de fazer sua escolha.
Aquecimento solar
O aquecedor solar de água é um sistema formado por um tanque.
A energia do sol é transformada em calor, que é para aquecer a água utilizada de diversas formas. Para facilitar o entendimento, placas coletoras são instaladas nos telhados e lajes.
E porque estamos no hemisfério sul do planeta, as placas coletoras estão dispostas na direção norte, com a intenção de captar uma maior quantidade de radiação solar.
A partir daí os coletores absorvem a radiação passa para através das aletas, tubos de cobre eles são responsáveis pela transferência de calor para os tubos que estão no caminho da água, a água é aquecida e encaminhada para o acumulador térmico da caldeira , onde mantém a sua temperatura por algum tempo.
O consumidor deve determinar quantas pessoas irão utilizar a duração diária e número de banhos e locais que irão utilizar a água aquecida.
O retorno do investimento, de acordo com os fabricantes, varia de três anos após a instalação.
A vida útil deste tipo de é de cerca de 20 anos. Deste ponto de vista , o rápido retorno do investimento em relação à sua vida útil.
Energia solar fotovoltaica
A energia fotovoltaica é o resultado da conversão da energia solar em energia elétrica. Para isso, os painéis solares são instalados da mesma forma que na primeira opção.
Quando essa radiação solar é transformada em energia elétrica pelo efeito fotoelétrico , presente no painel, um dispositivo inversor a transforma em corrente alternada. Para ser utilizada em residências, comércios e indústrias.
A energia gerada pode ser consumida imediatamente ou pode contribuir para a matriz energética. O sistema On-Grid será capaz de fornecer à rede, gerando créditos que devem ser utilizados por cinco anos. Portanto, também é prudente realizar um cuidadoso cálculo de seu consumo. Isso ajudará a dimensionar o projeto e após aprovação a empresa de energia começará a instalar os painéis solares, sua vida útil é de cerca de 25 anos e a perda de eficiência é de apenas 20%.
Os sistemas fotovoltaicos podem ser encontrados de acordo com suas necessidades.
QUAL DAS TECNOLOGIAS É A MAIS VANTAJOSA?
Essa é outra pergunta comum entre os consumidores , e a resposta não poderia ser mais simples: depende da sua necessidade.
Como já explicamos a você as diferenças entre energia solar e fotovoltaica, fica a seu critério, consumidor, sua prioridade. Se o seu objetivo é gastar menos com torneiras e piscina aquecida, o aquecedor solar de água é definitivamente a melhor opção.
Mas se sua intenção é fazer economia você quer um sistema que gere eletricidade para toda a sua residência ou prédio comercial, melhor optar pela energia solar.
Tudo ficou mais claro, não é?
CONCLUSÃO
Agora que você entende as diferenças entre as tecnologias, pode até ter definido a melhor opção. Se você ainda não tiver certeza, considere as características onde você pretende instalar os painéis solares.
Enfim você está investindo no seu futuro no planeta, afinal ele é um meio sustentável de energia, seja térmica ou elétrica.
Gostou? Comente e compartilhe com seus amigos e não esqueça de tirar suas dúvidas vendo outras matérias do nosso blog.
Comentarios